3 de setembro de 2010

Tapeçaria de Bayeux

Apenas os contornos estão bordados...
Esta réplica que estou bordando tem cerca de um metro. Trata-se da representação de um fragmento da tapeçaria original, que contém setenta metros de imagens bordadas absolutamente fantásticas. A "tapeçaria" narra a história da conquista da Inglaterra por Guilherme, duque da Normandia, no ano de 1066. Ela foi bordada com lã sobre linho fino e é o principal documento histórico dessa conquista.
Em Bayeux fica o museu onde ela está exposta e na lojinha do museu é possível comprar kits para bordar. O kit compreende o linho riscado, as lãs nas cores e quantidades necessárias, a agulha para bordar, uma reprodução do fragmento a ser trabalhado e um gráfico com a chave de cores.
Este livro traz o registro fotográfico da tapeçaria inteira
A Sra. Chantal James ensina, em francês ou inglês, aos entusiastas, os segredos do ponto de Bayeux. Sempre às terças-feiras de novembro à março.

Por sorte, em meu trabalho, posso contar com a reprodução fotográfica maior e muito mais detalhada publicada no livro ao lado. Ele contém o registro fotográfico mais recente e completo da tapeçaria. Suas imagens foram colhidas durante os trabalhos de reforma do museu  onde ela se encontrava exposta. Ela foi estudada por diversos especialistas e, posteriormente, ganhou um novo espaço para exibição. Os visitantes podem admirá-la através de uma vitrine que a protege de mãos mais afoitas. Infelizmente, não é possível ver o avesso.

Detalhe com o risco ainda sem bordar
Meu trabalho vai indo lentamente, porque é necessário bordar primeiramente com ponto haste todos os contornos riscados, para depois preencher com cor o interior dos motivos.
Nessa parte não cheguei ainda, mas sei que ela é muito rápida, já que os pontos têm cerca de cinco centímetros! Não vejo a hora de terminar para vê-la emoldurada na parede... Quem sabe se ainda este ano!

Um comentário:

Anônimo disse...

O que e de gosto alegra a vida.Go ahead and have fun.Quando estiver pronto mostre nos ao lado do original.